domingo, 3 de abril de 2011

365 (dia 272) - Pra Não Dizer que Não Reguei as Flores...

Há quem diga que ofertar flores é um sinal de agradecimento ou um pedido de desculpas. Tudo bem. Pode ser sim, claro. Mas acho que esse gesto é ainda maior que isso. 
Quando alguém oferta uma flor, deseja beleza, alegria, cor a quem está recebendo. Deseja, de uma forma subliminar que esse alguém entenda que é necessário cuidar dessa relação, para que ela sobreviva, cresça e fique cada vez mais bela. De forma mais superficial, deseja que, o que quer que tenha acontecido para provocar o gesto de dar flores, se repita.
Eu gosto do ponto de vista do cuidado.
É com carinho, atenção e respeito que as relações mais incríveis crescem e se fortalecem. É regando, dia a dia, que se garante a sobrevivência dessas relações. São gestos pequenos, que demandam pouco esforço, mas que são imprescindíveis. Como as flores, se não cuidamos com carinho, as relações vão murchando, perdendo o viço. Dependendo da rapidez com que se faz o resgate, a flor se reidrata e continua linda, embora tenha sofrido. Se não for rápido o suficiente, ela vai até se recuperar um pouco, mas logo depois volta a murchar, até o fim.
E então seremos obrigados a viver somente da lembrança da flor que tanto embelezava nosso jardim. Que tanto orgulho e alegria nos deu. Talvez tenhamos uma foto, talvez não.
Mas nunca mais sentiremos seu perfume...

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails