sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

365 (dia 235) - Roca de Fiar

Achei essa Roca incrível em pleno século 21 na casa do Dudu, quando fui reinstalar meu sistema operacional. Pertence a avozinha dele.
Pra quem não sabe, foi em uma dessas que a Aurora, a Bela Adormecida, furou seu dedinho...


"Uma roca de fiar é uma ferramenta utilizada para fiar. Supõe-se que tenha sido um avanço na tecnologia de tecidos desenvolvido na China ou na India entre os anos 500 e 1000. A roda permite uma maior velocidade de fiado e produz um fio mais homogêneo e resistente. A roca vale-se de uma roda acionada de diversas maneiras (movida em última instância com a mão ou com o pé) que faz girar o equivalente do fuso com certa velocidade e imprime torção ao fio. Anteriormente à sua invenção, a pessoa que fiava tinha de juntar as fibras e enovelá-las, além de transmitir ao tecido a torção utilizando o fuso."
fonte: Wikipedia

(ou seja, quem não entendeu, continuou sem entender. Vou tentar explicar melhor: essa geringonça extremamente legal é muito, muito velha e servia para fazer fios das lãs ou algodão ou qualquer outra fibra usada para fazer tecidos. Dessa forma, o sujeito ou, mais frequente, a sujeita, fazia novelos que depois se transformavam, no tear ou nas agulhas, em lindas peças.)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails